Sexta, 20 de Setembro de 2024
26°

Tempo nublado

Manaus, AM

Anúncio
Segurança Amazonas

181: Disque-Denúncia da SSP-AM auxilia Forças de Segurança na redução de índices de criminalidade

Foto: Nonato Rodrigues

07/03/2024 às 14h46
Por: Portal In9 Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Nonato Rodrigues

O serviço de denúncia “Disque 181” da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) funciona 24 horas por dia como um canal de comunicação entre as Forças de Segurança e a população amazonense. O contato tem a finalidade de inibir a criminalidade na capital e, também no interior do Estado.

Continua após a publicidade

Conforme os dados da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), somente no mês de janeiro, oito infratores envolvidos em homicídios, tráfico de drogas, sequestro e mandados de prisão em aberto foram presos após denúncias por meio do 181.

Segundo o secretário da Seai, Divanilson Cavalcanti, o trabalho conta com o apoio da população, sem colocar em risco a vida de quem denuncia.

“A função do 181 é dar voz ao cidadão, para que as Forças de Segurança e demais órgãos de fiscalização possam atuar de maneira preventiva e repressiva contra diversos delitos. Com isso, a segurança pública atua com base em informações dotadas de grande potencial de êxito operacional. Sendo assim, o público entra em contato totalmente em anônimo e repassa informações como endereços, nomes de envolvidos e tipos de crimes ocorridos”, disse.

Quando denunciar por meio do 181?

A denúncia deve ser realizada quando o denunciante tiver informações que ajudem na investigação e averiguação de crimes, além disso, a população pode repassar informações que levem à localização de pessoas desaparecidas ou procuradas pela Justiça.

A SSP alerta, no entanto, que o 181 não funciona como emergência policial, a qual demanda uma atuação imediata da polícia. O ideal neste caso é ligar para o número de Emergência 190, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

Resultados

No dia 4 de janeiro, Aliçon dos Reis Santana, vulgo “Gambá”, foi preso após ser condenado pelo homicídio de Alex Alexandre Souza Farias. A prisão aconteceu após uma denúncia por meio do 181 indicar a localização do homem.

Em 22 de janeiro, Felipe Albuquerque da Silva, de 25 anos, estava foragido da Justiça pelo crime de homicídio, e após a denúncia, foi preso por policiais da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). O homem também era conhecido como líder do tráfico de drogas no bairro da Paz.

E no dia 31 de janeiro, por meio de denúncia anônima do 181 a DEHS, a Delegacia Fluvial (Deflu), e a Seai prenderam Leonardo Menezes da Silva de 26 anos, conhecido como “Dibala”; Lucas Queiroz da Silva de 25 anos, o “Surubim”; e Wallace da Silva Tobar de 37 anos, conhecido como “Neném”. O trio tinha envolvimento no crime de extorsão mediante o sequestro e roubo, praticado contra uma gerente de rede de hotelaria, de 53 anos.

Disque-Denúncia

O Disque-denúncia 181 funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, 24 horas por dia. A população ainda pode acionar o serviço pela Internet, por meio do site: www.ssp.am.gov.br, no link “Faça sua Denúncia”, ou pelo email: 181@ssp.am.gov.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários