E-mail

mail@portalin9.com

WhatsApp

(92994108080

Anúncio
Manaus

Primavera dos Museus é convite para visitar exposição da prefeitura sobre ‘Nosso Centro’

Primavera dos Museus é convite para visitar exposição da prefeitura sobre ‘Nosso Centro’

19/09/2023 13h37
Por: Portal In9

A 17ª Primavera dos Museus, organizada pela Prefeitura de Manaus, via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), na capital amazonense, é também um convite para o público prestigiar a exposição “Vivendo o Nosso Centro”, em cartaz no Museu da Cidade  de Manaus (Muma), na rua Gabriel Salgado, s/nº, praça Dom Pedro II, Centro, zona Sul.

A mostra, que apresenta o programa “Nosso Centro” aos visitantes, está exposta no hall do espaço, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h20 (encerra às 17h). Grupos podem fazer agendamento pelo e-mail museu.manaus@gmail.com.

Continua após a publicidade

Como parte da programação da Primavera dos Museus, que, neste ano, traz como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, no dia 22, das 10h às 11h30, tem visita mediada pelo diretor do museu, Leonardo Novellino, com o tema “Aldeia do Memorial Indígena”.

Assim como o programa “Nosso Centro”, o evento nacional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), convida a refletir sobre inclusão social e diversidade, fundamentais à democracia, uma construção feita a muitas mãos.

“A temática democracia está sincronizada com o ‘Nosso Centro’, quando falamos da abordagem dos povos indígenas, dos quilombolas, de todos os segmentos sociais contemporâneos em um fragmento urbano de contexto arqueológico, histórico, imaterial e material dos bens edificados, dentre outros. E entre os eixos do programa está justamente o ‘Mais História’, que traz a cultura e a reabilitação urbana, o ‘Mais Vida’, e juntos fomentam o ‘Mais Negócios’, agregando aspectos da economia e da ocupação”, explicou a gerente de Patrimônio Histórico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteta e urbanista Melissa Toledo.

Reabilitação

A prefeitura tem atuado intensamente e sem medir recursos próprios para resgatar o centro histórico da capital com o “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida.

Os projetos, planos, programas e parte da história relacionada à região central deu origem a uma exposição institucional e de educação patrimonial que segue em cartaz no Museu da Cidade, com entrada gratuita, em painéis montados para apresentar à população, estudantes e visitantes tão importante resgate do patrimônio arquitetônico, cultural e humano da cidade. A mostra foi organizada por equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e conta com apoio da Manauscult.

O centro histórico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2012, segundo o qual “apresenta uma porção urbana formada por edificações do período áureo, mesclada a edifícios modernos”. Sua área tombada “representa um dos maiores testemunhos de uma fase econômica ímpar no Brasil: o período da borracha”.

Nos 15 painéis expostos no museu, o público poderá conferir os projetos desenvolvidos na gestão David Almeida; as obras que estão em construção na área – mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente –, que envolveram a desapropriação de seis imóveis; e os projetos em desenvolvimento, como a reforma e conservação do Palácio Rio Branco, a reforma e reuso do Museu do Porto e os novos habitacionais propostos para o território.

O programa “Nosso Centro” busca meios de promover reformas e recuperação de imóveis abandonados ou sem uso, criando novas áreas de qualidade, como as que já estão em obras entre o início da 7 de Setembro e a rua Bernardo Ramos. Mas também uma série de ações para melhoria da governança, incentivos fiscais, inovação, habitação de interesse social e investimentos públicos, envolvendo ainda a promoção de eventos culturais e economia criativa.

Com um conjunto de 37 intervenções desenhadas para quatro etapas, o programa tem arquitetura desenvolvida e coordenação do Implurb, com ação da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus. A comissão foi criada pelo Decreto Municipal nº 5.034/2021 e conta com as secretarias municipais de de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); e de Limpeza Urbana (Semulsp); além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Manauscult.

O programa

O “Nosso Centro”, como apresenta a exposição, tem três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”, e se soma a um conjunto arquitetônico de grande relevância para a cidade.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias