E-mail

mail@portalin9.com

WhatsApp

(92994108080

Anúncio
Manaus

Profissionais de residência médica da prefeitura apresentam trabalhos em encontro nacional

Profissionais de residência médica da prefeitura apresentam trabalhos em encontro nacional

19/09/2023 15h45
Por: Portal In9

Preceptores e residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC) da Escola de Saúde Pública (Esap), da Prefeitura de Manaus, irão apresentar trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), que acontece de quarta-feira a sábado, 20 a 23/9, em Fortaleza (CE).

Ao todo, 31 trabalhos de participantes do programa foram aprovados pela comissão avaliadora do congresso. Dentre eles, 12 foram selecionados para apresentação oral nas Sessões Comentadas do evento, a serem realizadas na Universidade de Fortaleza (Unifor), e 19 para exposição em pôsteres, que serão exibidos no Centro de Eventos do Ceará.

Continua após a publicidade

O coordenador pedagógico do PRMMFC da Esap, Mauro Magaldi Lins, relata que os residentes do programa tiveram forte estímulo e apoio dos preceptores para produzir trabalhos para o CBMFC, o que explica o grande número de produções aprovadas, e pontua ainda que vários profissionais da residência se organizaram para viajar e participar do encontro na capital cearense.

“Estamos com um número importante de residentes, que irão discutir e vivenciar as atividades no congresso. Isso é muito importante para eles, como residentes, e também para a qualificação do programa da Esap”, assinala o coordenador, pontuando que o PRMMFC foi criado há 12 anos e conta com 12 preceptores e 45 residentes na atualidade.

Mauro enfatiza a importância da participação no encontro para divulgação do trabalho desenvolvido por integrantes do programa de residência médica da Esap, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Essa produção científica registra o que a residência médica da Esap está produzindo e fortalece a importância dela junto à comunidade, mostrando como ela está contribuindo para a Atenção Primária à Saúde em Manaus”, declara o coordenador, também integrante da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), que organiza o CBMFC.

Entre os temas enfocados nos trabalhos selecionados para o CBMFC, estão ações desenvolvidas no âmbito da atenção básica em Manaus, a exemplo da implementação de uma horta comunitária em uma unidade de saúde básica e da coordenação do cuidado do pré-natal, e do uso da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para acesso à saúde.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que é especialista em Medicina de Família e Comunidade, também participa do evento como técnica e gestora. Ela destaca a importância do congresso para a troca de conhecimentos entre os profissionais das diversas áreas do país, com o intercâmbio de experiências exitosas, que podem ser referência para o aprimoramento das práticas locais e para o fortalecimento da atuação dos profissionais junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Incentivamos a produção de trabalhos e a participação das nossas equipes em encontros que privilegiam a discussão técnica e científica, para que possamos cada vez mais melhorar as nossas atividades no campo da atenção primária em saúde”.

Congresso

Em sua 17ª edição, o CBMFC discute os avanços e desafios da Atenção Primária à Saúde no Brasil, colocando em pauta a formação profissional, políticas públicas e modelos de assistência que beneficiem a população. O encontro tem na agenda atividades científicas diversas, entre conferências, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa e cursos.

O congresso enfoca temáticas divididas em seis eixos: Estratégia Saúde da Família: agora mais do que nunca; Técnico-Político – Sistemas e Políticas de Saúde, Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde; Abordagem Centrada na Pessoa na MFC e na APS; Abordagem Familiar na MFC e na APS; Abordagem Comunitária na MFC e na APS; e Residência, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa em Medicina da Família e Comunidade e na Atenção Primária à Saúde.

O evento é organizado pela SBMFC, que congrega médicas e médicos de família e comunidade, e outros que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de professores, preceptores, pesquisadores e outros profissionais; em conjunto com a Associação Cearense de Medicina de Família e Comunidade (ACEMFC).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias