Polícia Policia
PF prende 3 pessoas e apreende quase 50 veículos em operação contra tráfico no Amazonas
Uma dessas prisões ocorreu no Residencial Vista das Copaíbas, no bairro Planalto, na zona centro-oeste. Um quarto integrante do grupo foi preso em Sorocaba, São Paulo.
16/04/2024 13h15
Por: Portal In9
Carros de luxo apreendidos - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda
 

 

Manaus/AM - Três pessoas foram presas em Manaus nessa terça-feira (16), durante uma operação da Polícia Federal para desmantelar um grupo criminoso que cooptava pessoas para servirem de “mulas” no tráfico de drogas interestadual.

Delegados Sávio Pinzon e Fábio Montenegro - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

O delegado Lucas Montenegro, conta como era os alvos agiam e cooptam as mulas. 

 

“A captação de pessoas ocorria em face de pessoas de baixa renda, na maioria das vezes eram pessoas jovens, com idade entre 20 e 30 anos. E era oferecido dinheiro para que fosse feito esse transporte via modal aéreo de Manaus para diversos outros estados”

O grupo traficava cocaína, maconha tipo skunk e outros tipos de entorpecentes que entravam pela tríplice fronteira do município de Tabatinga, onde também foi cumprido mandado de busca e apreensão.

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

O delegado explica que o dinheiro do crime era lavado por meio da compra de carros. Durante a ação, 44 veículos, entre motos e carros, foram sequestrados por ordem judicial, a maioria deles carros de luxo de altíssimo valor no mercado.

 

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

“O grupo criminoso utilizava os veículos para lavagem de capitais e é muito utilizado pessoas interpostas. Então, a utilização de pessoas como laranjas foi verificada na investigação”.

 

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Empresas de fachada também eram usadas na aquisição dos veículos. Além disso, a polícia também apreendeu veículos que estavam em nome dos alvos da operação.

 

Todos os veículos apreendidos na operação devem ficar sob o poder da Polícia Federal, como explica Lucas. “Os veículos apreendidos, após a finalização do inquérito, a PF pede o uso desses veículos ou a alienação antecipada”. 

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

De acordo com ele, as pessoas envolvidas na rede criminosa vão responder por tráfico interestadual de drogas, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capital.

 

As investigações continuam porque a perícia vai analisar o material apreendido como computadores, celulares, documentos e outros itens.