Brasil Brasil
Condenados do 8 de janeiro quebram tornozeleira e fogem do Brasil; saiba quem são
De acordo com o UOL, cerca de 51 pessoas condenadas pelos ataques fugiram após quebrar os objetos.
14/05/2024 11h07
Por: Portal In9
Fátima Pleti foi condenada a 17 anos pelo STF, mas fugiu. / Foto: Reprodução/Facebook
 

Ao menos 51 militantes bolsonaristas condenados ou investigados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, quebraram suas tornozeleiras eletrônicas e fugiram do Brasil. 

De acordo com o UOL, cerca de 51 pessoas condenadas pelos ataques fugiram após quebrar os objetos. Deste total, dez foram identificadas. Segundo a reportagem, os condenados fugiram para o exterior neste ano pelas fronteiras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com destino a Argentina e Uruguai. 

Ainda segundo a investigação, sete dos fugitivos já foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de dez anos de prisão por participarem dos ataques. 

Procurados, o STF e a PF não se manifestaram sobre as buscas. Não há alertas públicos da Interpol (polícia internacional) pelos fugitivos. 

Entre os dez fugitivos identificados, estão: Ângelo Sotero, condenado a 15 anos e meio por tentativa de golpe de Estado; Gilberto Ackermann, condenado a 16 anos por participar do 8 de Janeiro invadindo o Palácio do Planalto; Raquel de Souza Lopes; Luiz Fernandes Venâncio, ele chegou a pedir asilo ao governo de Javier Milei, aliado de Jair Bolsonaro (PL). 

Flávia Cordeiro Magalhães, ela tem um mandado de busca em aberto; Alethea Verusca Soares, condenada pelo STF a 17 anos por tentativa de golpe de Estado; Rosana Maciel Gomes, condenada a 14 anos; Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, a 14 anos; Daniel Luciano Bressan e Fátima Aparecida Pleti, condenada a 17 anos.