E-mail

mail@portalin9.com

WhatsApp

(92994108080

Anúncio
SAÚDE

Fundação Santa Casa homenageia profissionais da Assistência Social

Hospital destaca atuação cuidadosa dos assistentes sociais nas enfermarias, ambulatórios e nas unidades de tratamento intensivo da instituição

16/05/2024 12h24
Por: Portal In9
Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Com uma equipe multiprofissional, que conta com a atuação de 60 assistentes sociais, distribuídos entres os ambulatórios, enfermarias e unidades de tratamento intensivo do hospital, além do Espaço Acolher e coordenação da Saúde do Trabalhador, o Serviço Social da Fundação Santa Casa contribui, há décadas, para a Saúde dos pacientes de todo o Estado, assistidos na instituição.

O dia 15 de maio é dedicado ao Assistente Social, e o Núcleo do Serviço Social da Santa Casa se uniu às reflexões da campanha promovida pelo Conselho da categoria , no tema “Nossa liberdade é anticapacitista”.

Continua após a publicidade

Elizabeth Freire, responsável técnica da Assistência Social na Fundação Santa Casa, ressalta a importância de se discutir sobre as questões relevantes como as atitudes discriminatórias que prejudicam o acesso dos pacientes, enquanto cidadãos, a educação, saúde e emprego causando sofrimento principalmente para aqueles que são diretamente atingidos pela discriminação.

“Entender que devemos superar o capacitismo (discriminação e preconceito social contra pessoas com alguma deficiência) requer não só consciência crítica e busca por uma sociedade mais justa, requer a postura de inclusão em todas as áreas da vida, confrontando os privilégios e favorecendo a acessibilidade, promoção de igualdade de oportunidade para todas as pessoas. Desse modo, nós assistente sociais temos o dever de combater toda forma de exclusão e atuar de modo a promover a liberdade plena que todo cidadão merece independentemente de suas limitações”, afirma Elizabeth Freire.

Walda Valente, diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão da Fundação Santa Casa, destaca que o profissional assistente social tem um papel relevante na sociedade. “Ele tem o importante papel na assistência no dia a dia à saúde da população, com a prerrogativa legal de acolher e intervir com cuidado nas questões sociais, garantindo a equidade no cuidado, qualidade e segurança, assim como a redução das desigualdades. Parabéns a esses profissionais que estão sempre frente a frente com o usuário e seus familiares, zelando para que tenham uma experiência positiva em seus tratamentos”, destaca Walda Valente.

Reconhecimento

Na quarta-feira (14), a assistente social da Santa Casa, Ana Márcia Farias Serrão, conquistou o prêmio Stela Menezes. A honraria é uma iniciativa do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/1ª região), que reconhece e valoriza publicamente a trajetória profissional de assistentes sociais.

A assistente social Flaviana Barroso, servidora da Santa Casa, destacou que o prêmio Stela Menezes reconhece a contribuição de Ana Márcia, por sua atuação profissional. "A Ana Márcia atua no ambulatório da mulher com ações acolhedoras, de escuta qualificada e intervenção eficaz que visa garantir o acesso dessas mulheres à saúde que é um direito básico e que muitas das vezes lhes é negado principalmente pela dificuldade de acesso ao serviço”.

“A atuação de Ana Márcia faz toda a diferença para essas mulheres que buscam os serviços de planejamento reprodutivo, cirurgia ginecológica, climatério e demais serviços oferecidos no ambulatório da mulher. Ela também contribui com a formação profissional na orientação de estagiários e preceptoria de residentes do Serviço Social. É uma profissional responsável, ética e parceira em todas as lutas coletivas”, destaca Flaviana.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias