E-mail

mail@portalin9.com

WhatsApp

(92994108080

Anúncio
Amazonas

Secretarias de Educação e de Fazenda realizam seminário para o desenvolvimento da Educação Fiscal no Amazonas

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

27/05/2024 18h41
Por: Portal In9
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

As Secretarias de Estado de Educação e Desporto Escolar, e da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) realizaram, nesta segunda-feira (27/05), o seminário de “Educação Fiscal: Caminhos e Perspectivas para a construção da Cidadania Ativa”. O encontro busca o fortalecimento da Educação Fiscal no Amazonas, com a reflexão acerca da função socioeconômica dos tributos arrecadados e dos gastos públicos provenientes deles.

Continua após a publicidade

O seminário aconteceu no auditório do Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), e teve transmissão para todo o Amazonas por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, disponível por meio do link http://bit.ly/Educa%C3%A7aoFiscal.

A pauta principal foi discutida pela procuradora da Fazenda Nacional, Regina Hirose, que enfatizou a importância da disseminação das ações educativas, fundamentais para o desenvolvimento do país. A procuradora destacou que além do seminário, também terá um momento para dialogar com estudantes, professores e pais sobre educação e cidadania. Este segundo encontro acontecerá nesta terça-feira (28/05), na Escola Estadual (EE) Isaac Benzecry, zona sul de Manaus.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“A atividade desta terça-feira envolverá todo o corpo docente, discente e familiar. Precisamos conversar sobre o destino do nosso dinheiro, debater sobre cidadania, boas práticas. Estimular essa ideia com nossos jovens”, enfatizou a Dra Regina Hirose.

Com público-alvo diversificado, o evento, que por parte da Secretaria de Educação foi organizado pela Coordenação de Programas e Projetos Federais, contou com a participação de professores, servidores, representantes dos Conselhos Estaduais de Economia, Contabilidade, Administração, da Ordem dos Advogados do Brasil | Seccional Amazonas (OAB-AM), além de estudantes de Ensino Médio da EE Nathália Uchôa.

“Na Secretaria de Educação, nós temos a nossa coordenação de Educação Fiscal, e estamos trabalhando, desde 2019, com esse tema. A rede estadual tem educação financeira em seu currículo, pautada pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e disseminada em nossas jornadas pedagógicas”, destacou a coordenadora do Programa de Educação Fiscal, da Secretaria de Educação, Vera Lúcia Lourido.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Presidente do grupo de trabalho em prol da Educação Fiscal composto pela Sefaz-AM, Receita Federal e Secretaria de Educação e secretarias municipais de Manaus de Educação e Fazenda, o auditor fiscal Augusto Bernardo Cecílio falou sobre a importância de desenvolver o tema nas escolas.

“É na escola que formamos o cidadão, portanto, as secretarias de educação são indispensáveis dentro do conselho. A Secretaria de Educação é nossa parceira desde 1998, quando começamos as discussões sobre o tema. Sempre receptiva”, compartilhou o auditor.

Ações nas escolas

Em 2024, a Secretaria de Educação conta com 22 escolas estaduais realizando projetos específicos de Educação Fiscal na rotina escolar. O resultado é fruto de uma política de implementação do tema na rede estadual. Outro exemplo dos esforços é o resultado expressivo da rede no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, quando a EE Ruy Araújo ficou entre os quatro melhores projetos na premiação, em conjunto com a Coordenação Distrital de Educação (CDE) 2, que ficou em terceiro lugar.

Em mais uma atividade desenvolvida, a EE Isaac Benzecry, localizada na zona sul de Manaus, receberá Regina Hirose, procuradora da Fazenda Nacional. A especialista em assuntos fiscais vai dialogar com estudantes, professores e pais sobre educação e cidadania.

“A atividade de amanhã envolverá todo o corpo docente, discente e familiar. Precisamos conversar sobre o destino do nosso dinheiro, debater sobre cidadania, boas práticas, estimular essa ideia com nossos jovens”, enfatizou a Dra Regina Hirose.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias