E-mail

mail@portalin9.com

WhatsApp

(92994108080

Anúncio
MEIO AMBIENTE

UGPE celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com cinema ambiental para alunos da zona leste de Manaus

As atividades serão realizadas ao longo de junho com o objetivo de promover a conscientização sobre a preservação ambiental

05/06/2024 20h20
Por: Portal In9
Tiago Corrêa/UGPE
Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas iniciou, na manhã desta quarta-feira (05/06), a programação da Semana do Meio Ambiente, com uma sessão de cinema ambiental, palestras e dinâmicas sobre o tema para estudantes da Escola Estadual Maria Madalena Santana, no bairro Armando Mendes, zona leste.

Durante a sessão de cinema, os alunos assistiram ao documentário “O que nunca te contaram sobre o lixo”, uma produção de Felipe Castanhari, que fala sobre a preservação ambiental, excesso de produção de lixo e as consequências para a humanidade.

Continua após a publicidade

Os alunos receberam, ainda, orientações sobre descarte correto de resíduos sólidos e conheceram as ações realizadas pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que é desenvolvido pela UGPE. O programa prioriza o saneamento básico e a requalificação de áreas de ocupação às margens dos igarapés, incluindo reflorestamento, construção de parques e reassentamento das famílias.

A programação segue durante o mês de junho com palestras nas escolas das comunidades da Sharp e Manaus 2000 e também nos canteiros de obras do Prosamin.

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, enfatiza o compromisso dos programas executados pelo órgão com a preservação do meio ambiente.“A UGPE tem um cuidado especial com o meio ambiente, refletido nos programas que executamos. Tanto o Prosamin+ quanto o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) têm um forte viés ambiental, abordando questões como resíduos sólidos, o cuidado com igarapés e lagoas, o tratamento da água e esgoto, além da educação ambiental”, destacou.

Para o aluno do primeiro ano do ensino médio, Gabriel Sousa, que participou das atividades, foi muito importante os assuntos abordados, principalmente sobre o descarte correto de resíduos. “Eu já tinha conhecimento sobre o cuidado com o meio ambiente, mas a palestra reforçou mais ainda a importância do saneamento básico, o descarte correto do lixo. Aprendi que a madeira é um resíduo biodegradável, então, é muito importante cuidar do meio ambiente”, afirmou.

De acordo com o subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, as atividades nas escolas visam também fomentar o pensamento crítico sobre o futuro do planeta e os prejuízos causados pelo excesso de lixo.

“É necessário compreender as novas direções e temáticas da área ambiental. Precisamos repensar nossas atitudes, tanto pequenas quanto medianas, para garantir um ambiente saudável para as futuras gerações”, destaca Cardoso.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias