E-mail

mail@portalin9.com

WhatsApp

(92994108080

Anúncio
Amazonas

PMAM registra aumento de 13,69% na apreensão de armas e 153,28% de munições no primeiro semestre de 2024

FOTO: Divulgação/PMAM

11/07/2024 13h31
Por: Portal In9
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação/PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) registrou, no primeiro semestre do ano, um total de 656 armas apreendidas na capital e interior do estado. O número representa um aumento de 13,69% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a corporação apreendeu 577 armas de janeiro a junho de 2023. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Continua após a publicidade

Além do aumento na apreensão de armas, a PMAM também teve aumento no número de armas brancas apreendidas. De janeiro a junho de 2024, as ações policiais apreenderam 491 armas brancas, uma evolução de 40,29% no comparativo com o mesmo período do ano anterior, quando foram apreendidas 350 armas brancas.

As apreensões de munições apresentaram o maior percentual de aumento, com 10.359 apreensões em 2024 e 4.090 em 2023, o equivalente a um aumento de 153,28%.

De acordo com o comandante-geral, coronel PM Klinger Paiva, os resultados positivos são reflexo da política do Governo do Amazonas para a Segurança Pública e do empenho das equipes policiais no trabalho diário de patrulhamento e operações desencadeadas, seja pela corporação ou integrada com as Forças de Segurança.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação/PMAM

“A Polícia Militar, diuturnamente, está atenta às demandas da população, seja em Manaus ou nos municípios do interior, por determinação do governador Wilson Lima. Temos ações específicas que são desenvolvidas de acordo com a necessidade daquela região. Mas temos também ações integradas com a Polícia Civil, SSP e Polícia Federal, que só ampliam nossas ações no estado”, explicou.

Prisões e foragidos recapturados

No mesmo período, as ações da corporação resultaram no aumento de 28,55% no número de prisões. Neste ano, 2.116 pessoas foram presas por envolvimento em diversos crimes, enquanto em 2023, 1.646 prisões foram efetuadas.

Outro aumento importante para a instituição foi o de foragidos recapturados. No primeiro semestre de 2024, a PMAM recapturou 348 foragidos da Justiça, enquanto em 2023, foram registradas 295 recapturas. O número representa aumento de 14,58%.

O coronel PM Klinger Paiva destaca o empenho da tropa nas ações policiais, como o patrulhamento de rotina, que resulta em diversas ocorrências, como na retirada de circulação de criminosos das ruas.

“A maioria dos foragidos é recapturada durante patrulhamento de rotina, quando nossos policiais militares realizam abordagem e verificam que o nome do suspeito possui mandado de prisão em aberto. Em alguns casos, eles já demonstram atitude suspeita tentando fugir quando notam a presença da viatura, mas acabam sendo capturados. E esse número só cresce graças ao trabalho da nossa”, enfatizou o comandante-geral da PMAM.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação/PMAM

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias