Com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), ginastas paraenses representaram a Seleção Brasileira e subiram no pódio conquistando a medalha de bronze por equipe no Korea Open de Ginástica Aeróbica.
Os atletas medalhistas pela equipe foram: Mário Nunes, Adria Santos, Bruno Ferreira, Lucas Santiago (MG) e Tamires Silva (MG). O evento reuniu vinte países e mais de 730 atletas na competição realizada pela Federação Sul-Coreana de Ginástica juntamente com o Comitê Olímpico Sul-Coreano, e que ocorreu no formato virtual, entre os dias 26 a 27 de julho. Os paraenses fizeram as suas apresentações em equipe na sede da Confederação Brasileira, em Aracaju-SE.
Para a secretária titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Ana Paula Alves, o Pará está mostrando a cada dia a força da ginástica paraense a nível nacional e internacional, não só representando o Pará, mas a Seleção Brasileira. “É com muito orgulho que vejo a nossa ginástica paraense representando muito bem o Pará e a nossa Seleção Brasileira, nas principais competições pelo mundo. Um exemplo é a nossa Andreza Lima, que saiu daqui de um dos nossos projetos, para nos representar nas Olimpíadas. Então, só temos orgulho dos nossos atletas e isso mostra o trabalho do Governo do Pará, por meio da Seel, na valorização dos jovens esportista”, disse a secretária.
Além da medalha de bronze, o paraense Mário Nunes ficou em oitavo lugar na prova individual masculino de 30 competidores. E na prova em trio formado pelos paraenses Bruno Ferreira, Adria Santos e Mário Nunes, a equipe ficou na oitava colocação na competição que reuniu 22 trios em busca do pódio.
O técnico da equipe Maurício Santos ressaltou o resultado alcançado na competição internacional. “O resultado alcançado tem o trabalho de uma equipe técnica grande com intuito de elevar cada vez mais [os atletas]: eu, Alexia Souza na parte técnica, William Ferreira, na fisioterapia, Camila Amantea e Izabela Santos na nutrição esportiva. Um alinhamento para entregar sempre o melhor trabalho. Agora seguimos para mais trabalhos internacionais representando o Brasil”, disse o técnico.
O jovem treinador ainda destaca o apoio da Seel nessa crescente da ginástica no Estado. “Estou muito feliz por elevar o Estado do Pará em mais um evento oficial. Toda essa preparação faz parte do cronograma para estar na convocação oficial do Pan-Americano em novembro. Esse crescimento se dá graças ao grande apoio do Governo do Pará, através da Seel, que nos possibilitou sermos referência nacional e internacional na modalidade”, concluiu.
A comissão técnica e os atletas aguardam a convocação para o Pan-Americano de Ginástica que vai ocorrer em novembro, na cidade do Panamá.
TEXTO: Jessé Lima/Ascom Seel