Sexta, 20 de Setembro de 2024
37°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Anúncio
Geral SAÚDE

Profissionais do Hospital do Marajó orientam sobre riscos associados ao colesterol alto

Em Breves, unidade presta assistência de média e alta complexidade

08/08/2024 às 12h27
Por: Portal In9 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Celebra-se nesta quinta-feira, 8, o “Dia Nacional de Combate ao Colesterol”, no intuito de conscientizar e educar a população sobre os riscos associados ao colesterol alto e as formas de prevenção. Contribuindo com a data especial, profissionais do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, na Ilha do Marajó, esclarecem sobre os fatores associados ao desenvolvimento dessa condição junto aos seus usuários e acompanhantes.

A nutricionista Renata Feio, responsável técnica (RT) do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), explica que o colesterol é uma substância serosa e gordurosa, encontrada em todas as células do corpo, e que desempenha papéis importantes, como a produção de hormônios, a formação de vitamina D e a construção de membranas celulares.

Continua após a publicidade

Além disso, ela acrescenta que o colesterol é transportado pelo sangue em partículas chamadas lipoproteínas, que podem ser classificadas em dois tipos principais:

• Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL): muitas vezes chamada de "colesterol ruim"; o LDL pode se acumular nas paredes das artérias, formando placas que podem levar a doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
• Lipoproteína de Alta Densidade (HDL): conhecida como "colesterol bom"; o HDL ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue e transportá-lo de volta ao fígado, onde é processado e eliminado. Níveis mais altos de HDL estão associados a um menor risco de doenças cardíacas.

“Os níveis de colesterol no sangue podem ser influenciados por vários fatores, incluindo dieta, atividade física, genética, e condições de saúde. Uma dieta rica em gorduras saturadas e trans pode elevar os níveis de LDL, enquanto uma alimentação rica em fibras, frutas, vegetais e gorduras saudáveis (como as encontradas em peixes e azeite), pode ajudar a aumentar os níveis de HDL”, pontuou.

A profissional alerta ainda que é importante monitorar os níveis de colesterol regularmente, especialmente para pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas ou outros fatores de risco.

Aprovação –O usuário Benedito Tavares, de 50 anos, conta que está satisfeito com os serviços oferecidos pelo Regional do Marajó, bem como com os profissionais que o atenderam. Ele diz que o seu médico já havia alertado sobre os cuidados que se deve ter para controlar os níveis de colesterol e que adotou a partir disso uma nova dieta.

“O colesterol é uma doença ruim, resultante de uma dieta pouco balanceada, carnes gordas, embutidos, etc. Eu não estou ciente de todos os riscos de ter o colesterol alterado, mas sei que pode até ocasionar um infarto. Por isso, é importante ter uma alimentação mais saudável e praticar atividade física”, afirmou o autônomo.

HRPM -O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade presta assistência de média e alta complexidade, vinculada ao 8º Centro Regional de Saúde(CRS), na avenida Rio Branco, nº1.266, bairro Centro, Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto de Pedro Amorim

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários