Geral Geral
Piloto de avião da VoePass vítima de acidente já havia relatado incidente com fogo no motor
O voo, que partiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo.
11/08/2024 18h40
Por: Portal In9
Foto: Divulgação

O piloto Danilo Romano, uma das 62 vítimas fatais do acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (9/8) com uma aeronave da VoePass, já havia alertado sobre problemas em outro avião da companhia. O voo, que partiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Conforme apurado pelo Portal Leo Dias, Danilo havia relatado um incidente com fogo no motor de uma aeronave da VoePass no mês anterior. Em um documento enviado ao departamento de segurança da empresa em 8 de julho, o comandante descreveu como foi informado pelo comissário de bordo sobre um cheiro estranho na cabine, seguido pela confirmação de que a hélice (propeller) estava girando e o motor havia começado a pegar fogo.

No relato, o piloto mencionou ainda que o comissário observou a presença de fumaça saindo da parte dianteira do motor. No entanto, o mecânico responsável não identificou nenhuma anormalidade na aeronave, e a comunicação entre eles foi prejudicada pela falta de um headset, limitando-se a sinais visuais.

Além desse incidente, outro avião da VoePass teria sofrido um problema com o pneu, que estourou durante o pouso. Segundo mensagens trocadas entre funcionários da empresa, obtidas pelo Portal, o caso não foi formalmente documentado. "Ontem quando [o avião] pousou, estourou o pneu... Ninguém viu! Só quando parou na posição", relatou uma funcionária.

Esses relatos revelam questões de segurança preocupantes na companhia, que agora enfrenta a tragédia com a perda de 62 vidas, incluindo a de Danilo Romano, que havia tentado alertar sobre as condições operacionais da frota.