Sexta, 20 de Setembro de 2024
35°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Anúncio
Geral RECONHECIMENTO

Docente da rede estadual de ensino é reconhecida pela atuação em prol de outras mulheres

O evento teve o intuito de reconhecer personalidades femininas que desempenham distinta relevância em diversas áreas de atuação da sociedade

12/08/2024 às 20h02
Por: Portal In9 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A professora da rede estadual de ensino do Pará, Ivaney Costa, foi reconhecida pelo Ministério Público, através do Núcleo de Proteção à Mulher (Núcleo Mulher), na premiação "Mulheridades: somos muitas, somos múltiplas". A solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira, 12, no auditório do MPPA, em Belém.

O evento teve o intuito de reconhecer personalidades femininas que desempenham distinta relevância em diversas áreas de atuação da sociedade, que no caso da professora, na área da educação.

Continua após a publicidade

“É muito satisfatório estar aqui. São 13 anos trabalhando com a temática de gênero e diversidade, que não é nada fácil, porque para alguns é considerado tabu. E após longos anos de batalha, enfrentando algumas dificuldades, preconceito, é muito satisfatório estar recebendo esse reconhecimento. E acredito que isso é prova de que o que estou fazendo é algo válido, que contribuirá para formação cidadã, não apenas dos estudantes, mas também dos estudantes. Que é quando a gente fala em sala de aula sobre a ideologia do patriarcado”, disse Ivaney Costa, professora.

Professora de Sociologia da Rede Estadual de Ensino, é especialista em Metodologia do Ensino de História, Gênero e Sexualidade. Já elaborou vários projetos na área de gênero e diversidade. Atualmente, está desenvolvendo nas escolas onde trabalha o projeto Mulheres Amazônicas, Ancestralidade, Resistência e Luta, com a finalidade de analisar como as relações de gênero são guiadas pelo patriarcado, enquanto tentam limitar a atuação das Mulheres Amazônicas na defesa da floresta.

“Atualmente, estou trabalhando em um projeto que eu estou desenvolvendo para casar com a questão da COP que se chama Mulheres Amazônicas, Ancestralidade, Resistência e Luta, onde inicialmente nós trabalhamos com as questões da Amazônia, o que é a Amazônia, qual é o espaço que compreende a Amazônia no Brasil e também fora, porque muitos pensam que a Amazônia só é no Brasil”, continua a professora.

“Ações como essa que o MP está fazendo, que é reconhecer dentre as tantas mulheres, principalmente a influência e sua multiplicidade. Estamos no mês em que fazemos o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres é importante que tenhamos sempre ações afirmativas, e ter uma professora nossa, com seu trabalho diferenciado sendo reconhecida é importante, pois abre portas para que outras professoras e professores façam também, isso garantem um sucesso na educação aqui no Pará”, Mário Augusto Almeida, da Diretoria de Diversidade e Inclusão (DDI).

Para Luziana Barata Dantas, coordenadora do Núcleo Mulher, ressalta a satisfação do MPPA em agraciar as personalidades femininas. “O Ministério Público do Estado Pará tem o orgulho de homenagear mulheres que são mais do que referência, são a encarnação do poder feminino. Elas nos mostram que, apesar das adversidades, é possível erguer-se e erguer outras com a mesma garra. Elas nos ensinam que a divindade não se dobra, que a coragem não se cala e que a determinação não tem limites. Que todos, homens e mulheres, possam aprender com elas, reconhecer o valor imensurável do poder feminino e, acima de tudo, continuar a lutar por um mundo onde todas as mulheres possam viver com a mesma coragem, determinação e divindade que celebramos hoje.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários