Sexta, 18 de Outubro de 2024
29°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Anúncio
Saúde Amazonas

SES-AM alerta para o alto índice de agendamento de consultas e exames inserido incorretamente no sistema, pela atenção básica

As UBSs da capital são responsáveis por 1,2 milhão de solicitações de procedimentos, ao mês, mas 144 mil retornam, porque apresentam erros...

21/08/2024 às 20h11
Por: Portal In9 Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Evandro Seixas/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) alerta para o alto índice de agendamento de exames e consultas registrado de forma incorreta no sistema, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Mensalmente, a atenção básica dá entrada em cerca de 1,2 milhão de solicitações de procedimentos na rede estadual de saúde, mas 144 mil retornam, porque são inseridas no sistema sem preencher corretamente o formulário ou em desacordo com os protocolos de acessos, o que prejudica o paciente, fazendo com que a demanda não seja concluída.

Continua após a publicidade

De acordo com o coordenador do Complexo Regulador do Amazonas, Roberto Maia, os procedimentos solicitados pelas UBSs estão relacionados, em geral, aos serviços especializados ambulatoriais e Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Quando identificamos solicitações realizadas de forma incorreta, entramos em contato e pedimos que a unidade de saúde do município ajuste as informações, para poder dar andamento na demanda do paciente. Porém, apenas 40% retornam para o Complexo com os dados corretos e isso acarreta uma série de problemas e atrasos ao usuário”, ressaltou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Evandro Seixas/SES-AM

As UBSs são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), correspondendo a 90% da demanda inserida mensalmente no sistema do Complexo Regulador, explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. “É importante que as Unidades Básicas de Saúde estejam estruturadas, para garantir o acesso do cidadão aos serviços de média e alta complexidade oferecidos pelo Estado”, observou.

A SES-AM, disse ela, dispõe de 40 profissionais trabalhando, diariamente, na regulação ambulatorial de consultas e exames especializados, que funciona em cogestão com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “O foco, sempre, é a prestação de um serviço de qualidade e garantir maior agilidade nos atendimentos para a população. Essa é a orientação do Governo do Amazonas”, afirma Nayara Maksoud.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários