Quinta, 19 de Setembro de 2024
34°

Tempestade de areia

Manaus, AM

Anúncio
Amazonas Geral

Governo do Amazonas beneficia mais de 96 mil moradores de Parintins com implantação de iluminação pública de LED

Serviço faz parte Programa Ilumina+ Amazonas e é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE)

27/08/2024 às 16h53
Por: Portal In9
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas já beneficiou 96.372 mil pessoas do município de Parintins com a implantação de iluminação pública de LED, por meio pelo Programa Ilumina+ Amazonas. Os serviços, que foram iniciados em 2022, pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), abrangem as áreas urbana e rural da cidade.

Ao todo, o Ilumina+ Amazonas já instalou 9,2 mil pontos de LED na ilha Tupinambarana, sendo 5.613 mil pontos na sede do município e 3.389 mil pontos na zona rural, alcançando comunidades ribeirinhas e  indígenas.

Continua após a publicidade

Em 2022, o programa já havia substituído toda a iluminação pública da sede do município pelas luminárias modernas de LED, que são mais econômicas e iluminam mais, contribuindo com a segurança e o meio ambiente.

Em uma nova etapa do programa na cidade, cerca de 86 comunidades estão sendo alcançadas. “Parintins foi um dos primeiros municípios a ter toda a área urbana iluminada com LED e será o primeiro a ter a praticamente toda a zona rural alcançada pelo programa. É um grande legado para os moradores da zona rural que terão suas comunidades bem iluminadas e mais seguras durante a noite”, observa o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

Mais da metade das comunidades previstas para receberem o LED nessa nova etapa já foram beneficiadas, entre elas, estão: Santo Antônio do Tracajá, Maranhão, Boa Esperança do Zé Açu, Peniel e as comunidades da Região do Mamurú (Terra Preta, Simeão, Ponta Alta e São Pancrácio), além das áreas indígenas Monte Betel, São Francisco, Nova Alegria, Vila da Paz, Monte Carmelo, Vila Batista e Nova Galileia, na região do rio Uaicurapá.

O Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia.

Ao levar iluminação de qualidade ao interior, o Governo do Amazonas promove mais segurança, impulsiona a economia local e proporciona redução na conta de luz das prefeituras. A meta do Governo do Amazonas é atingir todos os 61 municípios do interior, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA). Desde 2022, o programa já alcançou 42 municípios e segue avançando.

As luminárias de LED têm maior eficiência energética, ou seja, iluminam mais com menos consumo de energia. Estima-se uma economia de até 60% em relação às lâmpadas comuns. Também são mais duráveis e, por isso, reduzem os custos com manutenção para as prefeituras do interior.  Ruas mais iluminadas contribuem com a segurança das cidades.

A iluminação de LED também reduz o impacto ao meio ambiente. Um dos efeitos benéficos, nesse sentido, é que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado. Com a implantação do programa Ilumina+ Amazonas, o consumo de combustíveis fósseis irá reduzir nos municípios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários