Quinta, 19 de Setembro de 2024
29°

Tempo limpo

Manaus, AM

Anúncio
Geral MEIO AMBIENTE

Tribunal de Recursos Ambientais avança no julgamento de infrações

Na sessão realizada nesta semana, foram julgados 18 processos, que envolvem questões de licenciamento, desmatamento, fauna e transporte irregular d...

29/08/2024 às 19h17
Por: Portal In9 Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Vinícius Silva - Ascom Semas
Crédito: Vinícius Silva - Ascom Semas

As sessões do Tribunal de Recursos Ambientais (TRA), realizadas na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em Belém, entre julho e agosto, resultaram no julgamento de mais de 30 processos. Na sessão realizada nesta semana, foram julgados 18 processos, que envolvem questões de licenciamento, desmatamento, fauna e transporte irregular de madeira.

O TRA analisa e julga recursos administrativos contra decisões de primeira instância e, se necessário, julga os pedidos de conversão de multa simples e de conciliação ambiental.

Continua após a publicidade

“Nós adotamos uma nova metodologia, que permite realizar sessões de julgamento num intervalo de tempo menor entre um e outro, com menor número de processos por sessão, assim, é possível alcançar celeridade ao prestar um serviço mais rápido para quem está aguardando o julgamento. Na última sessão, foram mais de 18 processos e nos próximos 25 dias, vamos ter mais um julgamento do TRA, dando vazão a todos os julgamentos que chegam até esse tribunal, *desta feita para que sua finalidade* seja cumprida de forma satisfatória”, afirmou o Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos.

A criação do TRA teve intuito de descentralizar as demandas do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). Todos os processos administrativos em fase recursal, que tramitam no Coema, foram transferidos para a competência do TRA.

O Tribunal também possui competência para decidir acerca de manutenção de multas simples; minoração de penalidades; retorno de processos para diligência do Comitê de Monitoramento e Planejamento Estratégico para Fiscalização (CFISC), além de advertências.

As reuniões do TRA são abertas ao público e os interessados podem requerer sustentação oral nos processos em pauta de julgamento.

Texto: Vinícius Silva - Ascom Semas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários