A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, fez uma visita técnica às obras de construção da primeira Usina da Paz do município de Tucuruí, no sudeste paraense, nesta sexta-feira (20). O projeto de implantação do novo complexo de cidadania do Governo do Estado segue avançando e já conta com mais de 54% dos serviços executados.
Durante a vistoria, a vice-governadora do Pará acompanhou de perto o avanço das obras no local e destacou que a instalação da primeira UsiPaz de Tucuruí é um sonho que está sendo construído.
Estrutura -Localizada na Avenida 7 de Setembro, bairro Nova Matinha, a Usina da Paz Tucuruí terá uma área construída com mais de 6 mil metros quadrados, garantindo conforto e qualidade no atendimento à população. A nova UsiPaz vai oferecer mais de 70 tipos de serviços gratuitos como emissão de documentos, atividades esportivas, cursos profissionalizantes, reforço escolar, eventos culturais entre outros.
Atualmente, as equipes responsáveis pela obra trabalham na construção da quadra esportiva e na montagem em ferro das demais estruturas da Usina, além do revestimento cerâmico da piscina.
Geração de emprego -As obras de construção da nova UsiPaz Tucuruí estão gerando mais de 160 postos de trabalho, priorizando mão de obra local e gerando renda para a população.
“O trabalho está bastante avançado e estamos trabalhando para entregarmos a Usina o mais rápido possível para a população. Este é um investimento importante que, mesmo antes de ser concluído, gera emprego e renda no próprio município", concluiu a vice-governadora do Pará.
Dentro do contexto da segurança pública, as Usinas da Paz têm contribuído para a redução da criminalidade. Somente no primeiro semestre de 2024, bairros atendidos pelos complexos estaduais obtiveram resultados expressivos, como a redução de 14,3% em crimes violentos no bairro Guamá, além da redução nos índices de roubo nos bairros do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Jurunas, Condor, Guamá e Terra Firme, em Belém, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).