Meio Ambiente Meio ambiente
Flutuante com pessoas afunda junto com Porto da Terra Preta em Manacapuru
Na tarde desta segunda-feira (7), o porto da comunidade de Terra Preta, localizada em Manacapuru, desabou, resultando no desaparecimento de várias pessoas.
07/10/2024 17h16
Por: Portal In9 Fonte: Portal in9
Foto: Equipe / Vereador Sassá

Na tarde desta segunda-feira (7), o porto da comunidade de Terra Preta, localizada em Manacapuru, desabou, resultando no desaparecimento de várias pessoas. O colapso da estrutura portuária arrastou veículos, cerca de 15 barcos e uma balsa para o fundo do rio. O asfalto ao redor do porto também começou a ceder, ampliando o risco de novos desmoronamentos.*

Testemunhas no local relataram que o desmoronamento aconteceu de forma repentina. “Foi tudo muito rápido. O chão começou a rachar e, de repente, o porto inteiro desabou. Muitas pessoas estavam aqui, e vários barcos afundaram”, disse um morador que presenciou o acidente.

*EQUIPES DE RESGATE EM AÇÃO*

Imediatamente após o acidente, equipes de resgate foram mobilizadas e estão realizando buscas por sobreviventes. Helicópteros e embarcações estão sendo usados nas operações de resgate, mas as condições no local são difíceis, já que o solo permanece instável. Até o momento, mais de 15 embarcações foram confirmadas no fundo do rio.

“As buscas são complicadas devido à profundidade e à instabilidade da área. Estamos fazendo todo o possível para localizar as vítimas”, informou um dos oficiais envolvidos no resgate.

*POSSÍVEIS CAUSAS SOB INVESTIGAÇÃO*

Ainda não se sabe ao certo o que causou o desabamento no porto de Terra Preta, mas especulações apontam para a erosão natural do solo e a precariedade da estrutura como possíveis fatores. O governo do Amazonas já anunciou que uma investigação será conduzida para determinar as causas exatas da tragédia.

*COMUNIDADE EM ESTADO DE CHOQUE*

A comunidade de Terra Preta, em Manacapuru, está em estado de choque. O porto era um ponto vital para o transporte de mercadorias e pessoas, e sua perda representa uma tragédia tanto humana quanto econômica. “Nunca imaginamos que isso pudesse acontecer aqui. Agora, estamos apenas esperando por notícias das equipes de resgate”, disse um comerciante local.

Moradores também relataram que o asfalto próximo ao porto continua rachando, o que gera preocupação de novos desabamentos. Autoridades isolaram a área para evitar que mais pessoas se aproximem do local do acidente.

*MOBILIZAÇÃO DE AUTORIDADES*

O governador do Amazonas, Wilson Lima, emitiu uma nota de solidariedade às famílias das vítimas e prometeu total apoio nas operações de resgate. “Estamos mobilizando todos os recursos necessários para auxiliar nas buscas e apoiar as famílias afetadas por essa tragédia”, disse Lima.

As operações de resgate devem continuar pelos próximos dias, com as equipes trabalhando intensamente para localizar os desaparecidos e tentar salvar o máximo de vidas possível.