Meio Ambiente Seca no amazonas
Seca histórica transforma paisagem do Lago do Aleixo, em Manaus
Imagens registradas neste sábado (12), mostram o lago do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus, completamente seco, consequência da estiagem histórica que atinge o Amazonas. A paisagem, antes marcada pelas águas negras, agora é substituída por lama e vegetação que toma conta do leito, com apenas algumas faixas estreitas de água e canoas encalhadas.
13/10/2024 06h59
Por: Portal In9 Fonte: Portal do Holanda
Imagens: Jander Robson/Portal do Holanda

Imagens registradas neste sábado (12), mostram o lago do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus, completamente seco, consequência da estiagem histórica que atinge o Amazonas.

A paisagem, antes marcada pelas águas negras, agora é substituída por lama e vegetação que toma conta do leito, com apenas algumas faixas estreitas de água e canoas encalhadas.

Além de embelezar a região e abrigar diversas espécies, o Lago do Aleixo também era uma fonte de renda para pescadores. Em 2021, enfrentou uma cheia histórica e nos anos seguintes, em 2022 e 2023, e agora em 2024, vem sofrendo com as secas severas.   

Nesta quarta-feira (9), o nível do Rio Negro na orla de Manaus alcançou 12,11 metros, seu nível mais baixo em 122 anos, desde o início dos registros.   Apesar disso, o coordenador nacional do Sistema de Alerta Hidrológico, Artur Matos, explicou que a taxa de descida do Rio Negro caiu nos últimos dias de 25 cm para 12 cm por dia.  Os rios Solimões e Madeira também apresentam descidas significativas.