Brasil Brasil
Morre aos 79 anos Frei Fugêncio, ex-paroco da Igreja de Sao Sebastião
Frei Fulgêncio Monacelli, uma figura missionária importante para a cidade de Manaus, faleceu aos 79 anos, na Itália, onde estava residindo nos últimos meses para tratamento de saúde. O missionário, que viveu no Amazonas desde os 27 anos
19/10/2024 17h01
Por: Portal In9 Fonte: Portal in9

Frei Fulgêncio Monacelli, uma figura missionária importante para a cidade de Manaus, faleceu aos 79 anos, na Itália, onde estava residindo nos últimos meses para tratamento de saúde. O missionário, que viveu no Amazonas desde os 27 anos, era conhecido por seu trabalho pastoral e social, especialmente como pároco da Paróquia São Sebastião, no centro de Manaus, onde atuou por mais de três décadas.

Frei Fulgêncio anunciou, em um vídeo publicado nas redes sociais, que sua permanência na Itália havia sido uma decisão não apenas sua, mas também de seus superiores religiosos. Ele explicou que estava recebendo cuidados médicos devido a problemas de saúde, incluindo diabetes. Apesar de estar bem assistido, o frei expressou profunda saudade de Manaus e de sua comunidade.

Nascido em 5 de março de 1938, na cidade de Grello-Gualdo Tandino, na Itália, Fulgêncio ingressou na vida religiosa desde cedo, escolhendo a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap). Aos 25 anos, foi ordenado padre e, dois anos depois, iniciou sua missão no Amazonas. Sua atuação nos municípios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e, posteriormente, Manaus, marcou profundamente a vida de muitas pessoas, especialmente os jovens, a quem ele incentivava a prática esportiva e o canto coral.

Frei Fulgêncio será lembrado como um líder espiritual, conselheiro e amigo da comunidade. Sua partida deixa um legado de fé, dedicação e amor ao próximo.