O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, Distrito de Belém, realizou, nesta sexta-feira, 8, o 1º Fórum de Terapia Ocupacional na Atenção ao Paciente Crítico. O objetivo é apresentar os trabalhos realizados por terapeutas ocupacionais no atendimento a pacientes adultos, neonatais e pediátricos. A programação contou com 40 participantes, entre profissionais e estudantes da área.
O evento foi pensado para proporcionar um espaço de debate entre esses profissionais, com foco na Terapia Ocupacional em cenários hospitalares. A iniciativa objetiva identificar soluções e promover práticas baseadas em evidências para aplicações em uma unidade de saúde, incentivando o aperfeiçoamento das abordagens profissionais para uma alta humanizada e de qualidade.
Além de apresentar as atividades desenvolvidas no HRAS, o evento trouxe terapeutas de outras instituições de saúde, que conduziram palestras e oficinas. Entre os assuntos abordados, destacam-se: Legislação e Normatização, atuação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para diferentes faixas etárias, além da criação de órteses para alívio de pressão e a técnica de redeterapia para recém-nascidos.
Segundo Danielle Ferreira, terapeuta ocupacional e uma das organizadoras do evento, o Fórum passará a integrar o calendário anual do Abelardo Santos, unidade referência no atendimento à mulher e à criança. "Para nós, é uma honra receber profissionais e futuros terapeutas ocupacionais, e nossa unidade se destaca como um polo de conhecimento, com experiência contínua nesse tipo de atendimento".
Ao final do evento, os participantes receberam o certificado de participação. "A equipe do 'Abelardo Santos' está de parabéns por esse encontro, que veio para agregar conhecimento e experiências para nosso trabalho. Certamente, tudo que foi discutido será de grande valia para o nosso dia a dia. No final, quem ganha são os pacientes", afirma Lorena de Jesus, 25 anos, uma das participantes.
No Hospital Abelardo Santos, muitos dos serviços de Terapia Ocupacional são impulsionados por projetos que visam, acima de tudo, envolver os usuários no trabalho desenvolvido. Entre os principais realizados pelos terapeutas estão a Ofuroterapia, Leiturinhas, Brinquedos Terapêuticos, Redeterapia, Órteses em Neoprene e de Descompressão, Grupos de Apoio às Mães, entre outros.
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.