O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), situado em Breves, recebeu durante esta semana, visita técnica da equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, como parte das atividades do projeto "Saúde em Nossas Mãos", integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto visa fortalecer as boas práticas de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde com ênfase na prevenção de infecções da corrente sanguínea associadas ao uso de cateter venoso central, infecções urinárias associadas a cateteres vesicais e pneumonias associadas à ventilação mecânica.
Durante a visita, a equipe assistencial do HRPM participou de uma apresentação detalhada do projeto, que abordou seus objetivos, metas e resultados esperados. Além disso, foi realizado um diagnóstico situacional da UTI adulto do HRPM, unidade que implementará as práticas preventivas propostas. Essa atividade reforça o compromisso do hospital em adotar estratégias para aumentar ainda mais a segurança e a qualidade da assistência oferecida aos seus usuários, alinhadas aos melhores padrões de saúde estabelecidos pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Proadi-SUS.
Ele acrescenta que as IRAS estão entre as maiores causas de morbimortalidade associadas à internação em todo o mundo. Portanto, trabalhar a melhoria do cuidado, aprimorando as boas práticas de prevenção terá um impacto significativo, que beneficiará tanto os usuários quanto a instituição, principalmente quando se avalia o custo de uma complicação por infecção hospitalar.
Aprovação- O usuário Clemente Mendes Pinheiro, de 70 anos, encontra-se internado no HRPM, para tratamento de uma pneumonia. Ele comenta que os profissionais do hospital são muito cuidadosos com ele durante o atendimento.
“Os funcionários são muito preocupados com a minha segurança durante o atendimento, me sinto muito seguro. Todos os profissionais que me atenderam transmitem muita confiança e estou satisfeito com os serviços. O acolhimento dos profissionais é muito bom”, elogiou o aposentado.
Texto: Pedro Amorim