Sábado, 21 de Setembro de 2024
28°

Tempo limpo

Manaus, AM

Anúncio
Segurança Amazonas

Procon-AM faz alerta sobre possíveis golpes de boletos falsos

Confira as dicas para detectar prováveis fraudes 

26/10/2023 às 18h36
Por: Portal In9 Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Arte: Warley Vicente/Procon-AM 
Arte: Warley Vicente/Procon-AM 

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) alerta o consumidor amazonense sobre os golpes aplicados de boletos falsos. Com a correria do dia-dia, muitos não se certificam da veracidade do boleto e caem no golpe. 

Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, o golpe apesar de não ser novo, vem se inovando a cada dia. Segundo ele, criminosos têm usado a tecnologia para clonar whatapp nos sites das instituições financeiras, lojas de departamento e utilizando a identidade visual da empresa, tanto no aplicativo como na confecção dos falsos boletos. 

Continua após a publicidade

“Muitos golpistas enviam os boletos falsos por e-mail, SMS ou mensagens para aplicativos de rede sociais, como o Facebook, Instagram ou WhatsApp. Ou seja, os consumidores devem evitar clicar nesses links e acessar apenas os canais oficiais dos fornecedores”, ressalta Fraxe. 

Geralmente, os boletos falsos possuem o código de barras alterado, com rasuras ou falhas na impressão, para propositalmente não serem lidos pelos leitores de caixas eletrônicos ou aplicativos bancários de celulares. Logo, o cuidado com os números digitados deve ser redobrado, pois esse truque força o consumidor a digitar o número alterado pelos golpistas. 

 “Uma das formas mais utilizadas para pagar contas é por meio de boletos bancários. Como nesta época do ano há muitas movimentações financeiras, infelizmente isso chama a atenção dos fraudadores, que podem encaminhar faturas falsificadas para os consumidores. Temos que estar em alerta”, diz Fraxe. 

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários