Administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), o Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, situado na Cidade Nova, zona norte, promoveu na manhã desta terça-feira (12/11) o ‘Novembrinho Azul’, campanha de saúde que visa alertar meninos de até 15 anos sobre cuidados com a saúde sexual e reprodutiva. A lei que instituiu a campanha foi publicada no Diário Oficial da União em 11 de outubro de 2023.
A programação foi marcada por uma palestra realizada pela enfermeira Rosilene Pinheiro, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), direcionada aos pais, avós e os próprios adolescentes que fazem parte do Grupo de Convivência ‘Maria Maria: Finas Joias’. O objetivo da campanha é reforçar a prevenção de doenças ligadas à saúde sexual e reprodutivas dos jovens.
Rosilene Pinheiro destacou a importância da prevenção de doenças iniciando ainda na infância com a ida da criança ao médico para verificação de fimose; exame dos testículos, entre outros.
A enfermeira aconselhou aos pais sobre a importância de levar as crianças ao médico nos primeiros anos de vida, até os 15 anos. “Caso seja identificada alguma anomalia tem como direcionar para fazer um tratamento e com isso evitar que futuramente contraia um câncer”, disse a enfermeira, informando que o Sistema Único de Saúde (SUS) faz esses exames.
FOTO: Kerolyn Leigue / Seas
Tratamento precoce
Ao participar da palestra e ser informada de que muitas doenças podem ser evitadas no futuro, se forem tratadas precocemente, Elione Levy Negreiros, 49 anos, mãe do pequeno Daniel Negreiros, 6 anos, afirma que agora se atentará mais para a saúde do filho. “Quero ser avó, portanto vou cuidar da saúde sexual e reprodutiva do meu filho”, disse.
FOTO: Kerolyn Leigue / Seas
Igor Mourão, 17 anos, participante do Grupo de Convivência ‘Maria Maria: Finas Joias’, disse que a palestra foi essencial para esclarecimentos sobre a saúde masculina e que vai procurar se cuidar desde agora. “A atividade foi muito esclarecedora e importante para nós jovens. Normalmente mandam a gente procurar o médico a partir dos 40 anos”, disse.
FOTO: Kerolyn Leigue / Seas
A Seas continua apoiando às atividades da Campanha Novembro Azul, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci). Os sete aparelhos sociais são mantidos pelo Governo do Estado.
Mín. 24° Máx. 34°