Sexta, 18 de Outubro de 2024
29°

Parcialmente nublado

Manaus, AM

Anúncio
Meio Ambiente Amazonas

Startup vai plantar mil árvores em escolas da zona rural de Manaus

Iniciativa faz parte do convênio assinado entre o TRT-11, parceiro da startup, e a Semed

16/09/2023 às 10h18
Por: Portal In9 Fonte: D24AM
Compartilhe:
Startup vai plantar mil árvores em escolas da zona rural de Manaus

Escolas municipais no entorno do Lago do Puraquequara vão contar com uma iniciativa de plantio de árvores nativas da Amazônia, educação ambiental e de justiça trabalhista, bem como capacitação empreendedora. A iniciativa faz parte do convênio assinado entre Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), parceiros da startup Tree Earth.

A ação ambiental vai empregar o Barco Escola da startup Tree Earth, que também fará o georreferenciamento das mil mudas plantadas em nove escolas da zona rural de Manaus, na primeira etapa do projeto. O Termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural, assinado nesta quinta-feira (14), autoriza a iniciativa em 16 escolas da área do Lago do Puraquequara, na zona rural de Manaus.

Continua após a publicidade

“O convênio habilita o Barco Escola Tree Earth a levar educação empreendedora, capacitação em artesanato e biojoias, e palestras de trabalho decente e educação ambiental para 16 escolas. Neste primeiro momento, vamos atender 9 unidades de ensino, levando capacitação de forma itinerante”, explicou o CIO da startup, Vicente Tino.

O projeto

A parceria entre TRT-11, Semed e a startup Tree Earth prevê a recuperação ambiental de áreas degradadas, educação ambiental, compensação ambiental para a ISO 14.000 e o GHG Protocol, que é o Protocolo de Gases do Efeito Estufa.

Na primeira etapa, está prevista a capacitação de 90 alunos de comunidades ribeirinhas, com o objetivo de fortalecer a bioeconomia da região.

Além disso, o projeto deve atender a 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Erradicação da pobreza; Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Redução das desigualdades; Ação climática; Vida terrestre; Proteger a vida marinha; Parcerias e meios de implementação.

Plantio marca início do projeto

Na Escola Municipal Santa Luzia, 21 árvores foram plantadas nesta quinta-feira para marcar o início do projeto. A quantidade de árvores faz referência ao Dia da Árvore, comemorado anualmente no dia 21 de setembro.

Foram plantadas mudas de Cedro-vermelho, Ipê-branco, Jenipapo, Biribá, Caju e Açaí-de-touceira.

Estavam presentes o presidente do TRT-11, Audaliphal Hildebrando, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Dora Maria da Costa, a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, representante do Ministério Público do Trabalho, entre outros.

O acordo firmado entre TRT e Semed tem duração de dois anos, podendo ser renovado por meio de termo aditivo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários