Quinta, 21 de Novembro de 2024
26°

Tempo limpo

Manaus, AM

Anúncio
Polícia Policia

PC-AM intensifica combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e registra 226 prisões no Amazonas

PC-AM intensifica combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e registra 226 prisões no Amazonas*

10/10/2024 às 11h05
Por: Portal In9 Fonte: Portal in9
Compartilhe:
PC-AM intensifica combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e registra 226 prisões no Amazonas

PC-AM intensifica combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e registra 226 prisões no Amazonas*

_As prisões foram efetuadas entre janeiro e setembro deste ano, tanto na capital quanto no interior do estado_

Continua após a publicidade

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) intensificou, entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Conforme os dados da Divisão de Recebimento, Análise e Distribuição de Inquéritos (Drad), durante esse período, foram registradas 226 prisões de infratores por estupro de vulnerável, tanto na capital quanto no interior do estado.

As prisões foram efetuadas por meio de cumprimento de mandados de prisão e em flagrante delito, sendo 122 na capital amazonense e 104 no interior. A Polícia Civil orienta e alerta a população sobre medidas preventivas e os principais sinais comportamentais que devem ser observados nas vítimas desses crimes.

Conforme a delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o alerta e a proteção contra o abuso sexual de grupos vulneráveis são uma responsabilidade coletiva. Ela destaca que existem sinais que podem ser observados no comportamento de possíveis vítimas de exploração sexual.

“Entre os sintomas físicos e psicológicos comuns em vítimas de estupro de vulnerável ou favorecimento à exploração sexual, estão: isolamento social, mudanças bruscas de comportamento, condutas inadequadas para a idade, baixo rendimento escolar, agressividade, ansiedade, depressão, alterações no sono, lesões nas partes íntimas e, em alguns casos, automutilações”, informou a delegada.

Segundo a autoridade policial, tanto a escola quanto a família desempenham um papel fundamental na vida de crianças e adolescentes. É urgente que a família crie um ambiente seguro e aberto ao diálogo, permitindo que as vítimas se sintam à vontade para relatar qualquer tipo de abuso sexual que estejam enfrentando.

“A escola, por sua vez, tem um papel crucial no combate e na prevenção desses crimes. Ela deve promover um ambiente acolhedor, onde as vítimas possam se sentir confortáveis para revelar situações de abuso a professores, gestores ou funcionários”, afirmou Juliana Tuma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Blog do Moisés Dutra
Blog do Moisés Dutra
Sobre O autor é blogueiro e ativista sócio-ambiental, especializado na cobertura de notícias políticas.
Manaus, AM Atualizado às 05h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 34°

Sex 33°C 23°C
Sáb 33°C 25°C
Dom 32°C 23°C
Seg 32°C 22°C
Ter 33°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio